Ao anunciar os principais instrumentos de política econômica do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, nesta segunda-feira (29/03), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, comunicou a prorrogação do prazo de contratação de financiamentos do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) até dezembro de 2010. O PSI possibilita o financiamento de bens de capital – como caminhões, ônibus, implementos rodoviários, tratores e implementos agrícolas – e tinha término anteriormente programado para 31/06.

A partir de 01/07, a taxa de juro para essas operações passa de 4,5% para 5,5% ao ano. As demais linhas têm juros alterados de 7,5% para 8,5% ao ano. A exceção é o programa de financiamento Pró-Caminhoneiro, cuja taxa de juro fica mantida em 4,5% ao ano até 31/12.

O ministro também informou que por meio de uma equalização dos recursos do Tesouro Nacional foi possível reajustar o limite para a disponibilidade de crédito para os financiamentos com juros reduzidos. Agora, as linhas de financiamento com essa característica passam a contar com R$ 80 bilhões.

Fuente: Fenabrave (31/03/2010).